top of page
  • joaotrinca8

BYOD (Bring Your Own Device): como funciona e quais seus benefícios?

Você já ouviu falar do BYOD? Essa é uma sigla, em inglês, que significa Bring Your Own Device. Em português, pode ser traduzida para Traga seu Próprio Equipamento. Na prática, é exatamente o que parece: equipamentos usados no trabalho são responsabilidade dos colaboradores, com a empresa apenas oferecendo a área de trabalho virtual, aplicativos, espaço e a infraestrutura.


Mas, será que esse modelo realmente vale a pena? Como funciona? Essas são algumas respostas que você vai ver no post de hoje. Então, continue lendo e entenda mais sobre o BYOD.


Como funciona o BYOD?


Esse modelo acaba se tornando uma evolução da metodologia de trabalho focada em liberdade. Afinal, o objetivo é tornar a produção mais versátil, adaptável e eficiente para ambos os lados.

Por meio desse modelo, o colaborador que traz o equipamento. Já a empresa, oferece o espaço físico para trabalhar, além de outros detalhes.

Como grande parte do trabalho é feito em um software na nuvem, por exemplo, qualquer pessoa pode acessá-lo, o que significa que a dependência dos computadores não é tão grande.

Antigamente, os arquivos ficavam no computador da empresa, o que significa que o hardware também precisa ser. Agora, os arquivos ficam na nuvem o que significa que o computador é apenas uma forma de acessá-los.


Quais são as vantagens do BYOD?



Menores custos com equipamentos


A vantagem mais óbvia, sem dúvida. Caso os colaboradores usem os próprios equipamentos, a empresa não precisa mais gastar tanto na compra deles.

Imagine, por exemplo, que você precise comprar um notebook e um smartphone para cada colaborador? Isso pode custar um valor considerável, sem falar na manutenção que também é sua responsabilidade.


Mais comodidade e produtividade


Essa é uma vantagem mais para o colaborador. Ao usar o seu próprio computador, está usando um equipamento com que está mais confortável e tranquilo. Por exemplo, se você compra um IOs para quem usa Android pode haver uma dificuldade na adaptação.

Essa comodidade acaba levando a mais produtividade. É mais improvável que o colaborador cometa um erro, e até mesmo a digitação é mais rápida quando você faz em um teclado que já conhece.


Mais mobilidade e versatilidade na empresa


Caso o colaborador traga o próprio equipamento, existe um ponto que é a questão da mobilidade e versatilidade. Basta pegar o seu computador, sentar-se em algum lugar com uma conexão com a internet e começar a trabalhar. Como os arquivos estão na nuvem, isso não é um problema.

Isso traz muita versatilidade nos modelos de trabalho. Você pode, por exemplo, permitir o trabalho home office com maior frequência. Pode, até mesmo, contratar colaboradores de outras cidades ou estados, não precisando se limitar ao talento local.


Como fica a questão da segurança com o BYOD?


Uma objeção comum em relação ao BYOD é a segurança. Afinal, é um computador pessoal e o colaborador pode fazer o que bem entender com ele. Porém, a empresa ainda pode ter um certo controle sobre a conexão com a rede. Pode ser sugerido o uso de um VPN, por exemplo.

Além disso, vale lembrar que como o trabalho é feito na nuvem, o colaborador não “baixa” nenhum dos arquivos para seu computador. Ele pode ficar totalmente dentro do sistema da empresa, que é muito bem controlado.


O que você acha? Será que o BYOD vale a pena na sua empresa? Se quiser saber sobre mais novidades para inovar na sua organização, confira outros posts no nosso blog ou entre em contato com nossos consultores.



67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como adequar seu escritório contábil á LGPD em 2024?

Entre os temas mais relevantes para o mercado corporativo em 2024, a segurança cibernética certamente está em alta. Neste contexto, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) desempenha um papel signific

bottom of page