Como a tecnologia tornou o Home office e Anywhere office possível

Com o passar dos anos e o rápido avanço tecnológico que se deu no século XXI, as relações de trabalho já vêm se modificando constantemente. Porém, as coisas ficaram ainda mais aceleradas a partir da pandemia que atingiu o mundo em 2020.

Isso porque, com a necessidade de implantação do distanciamento social para contenção do problema, trabalhos remotos ganharam ainda mais espaço.

Mesmo sem uma preparação antecipada, já que tudo ocorreu de forma muito repentina, empresas não hesitaram em adotar o sistema home office, fazendo os profissionais se adaptarem a uma nova rotina e à utilização de ferramentas diferentes das que estavam acostumados.

Este é o tema do conteúdo que abordaremos a seguir. Como a tecnologia colaborou para tornar o home office ou até mesmo o anywhere office, trabalho em qualquer lugar, traduzido do inglês, possível e, mais do que isso, uma realidade a ser pensada mesmo após o fim da pandemia?


Uso da nuvem e de sistemas integrados de qualidade


Primeiro de tudo, a tecnologia permitiu com que as conexões às ferramentas de trabalho se tornassem muito mais simples. Se antes havia a necessidade de estar na sede da empresa, porque apenas lá havia uma estrutura organizada para realização das funções, isso mudou.

Tecnologias em nuvem, por exemplo, são capazes de gerar um armazenamento de dados relevantes, em um espaço que pode ser acessado de qualquer lugar, sem maiores dificuldades. Um profissional é capaz de abrir tudo que precisa para realizar seu trabalho, com uma simples conexão à internet e um dispositivo eletrônico.

Contando ainda com uma boa gestão de TI, que construa sistemas sólidos, seguros e capazes de aguentar a demanda sem gerar travas e quedas que atrapalhem o rendimento, além da rapidez na solução de eventuais problemas técnicos, não há maiores segredos para se trabalhar de qualquer lugar


Capacidade melhor de conexão à internet


E, claro, as ferramentas de conexão também evoluíram. Notebooks são melhores, a internet, seja Wi-Fi ou 4G, ou até o 5G, em breve, também funciona melhor e, com isso, construiu-se a capacidade de realização do anywhere office. Literalmente, qualquer lugar pode ser um escritório, cumprindo os requisitos básicos de conexão.


Possibilidades de comunicação rápida com os membros de equipe


Outro fator que, antigamente, obrigava os profissionais a estarem em um mesmo local era a comunicação. Caso fossem necessárias reuniões ou conversas para resolução rápida de problemas, era preciso que todos estivessem presentes. Isso não existe mais. E não estamos nem falando sobre conversas por celular, WhatsApp etc.

Hoje em dia, dentro dos próprios softwares de gestão, há espaços para comunicação, troca de informações, sem falar na integração entre departamentos, com todos tendo acesso a uma larga gama de documentos.

Aplicativos de videochamada também evoluíram e permitem reuniões com várias pessoas na mesma tela, sem falar em programas específicos de compartilhamento de dados, presentes em diversos formatos. Ou seja, para estar perto do resto da equipe, não é mais preciso estar no mesmo ambiente físico.

Com todos estes fatores, fica claro o porquê de a tecnologia ter contribuído enormemente na introdução do home office e do anywhere office, que devem se tornar ainda mais comuns nos próximos tempos.


Mas para que tudo isso funcione perfeitamente, é necessária a construção de um sistema de qualidade e completo. Para resolver este problema, apresentamos nosso trabalho. Somos especialistas em soluções em nuvem e serviços de TI, com todo o suporte necessário para que sua empresa tenha segurança e produtividade.


Não perca tempo, conheça nossas soluções.

16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
logocloudtech.png

Envie-nos uma mensagem

  • Facebook
  • Instagram

©2020 -  DORPA TECNOLOGIA – Todos os direitos reservados