top of page
  • joaotrinca8

Descubra a solução de Backup ideal para sua empresa

Garantir a segurança das informações confidenciais é a preocupação de muitas empresas. Nesse sentido, as soluções de backup são essenciais para proteger esses dados de falhas de equipamento ou aplicativos, problemas no servidor, ransomware e outros, que podem torná-los irrecuperáveis.

Assim, mais do que apenas copiar e armazenar essas informações em outro dispositivo ou na nuvem, é fundamental optar por uma solução de backup que envolva um planejamento completo, análise das ferramentas disponíveis e uma estratégia eficiente de recuperação de dados.

Mas como escolher a solução ideal? Um aspecto fundamental é investir em um plano de backup abrangente, que possibilite uma velocidade rápida na restauração de dados, sem limite de capacidade e facilidade de acesso.

Além disso, deve-se levar em consideração questões como:



  • Custo-benefício: mais do que pensar apenas no valor que investirá, deve-se entender a importância da contratação desse serviço e os prejuízos que as perdas de dados confidenciais poderiam causar;



  • Armazenamento: avalie as opções de armazenamento, mas, se possível, opte por mais de uma fonte de backup para ter ainda mais segurança;


  • Frequência: analise a frequência de backup na sua empresa, que pode ser diária ou por hora. Isso depende do volume de dados gerados;


  • Riscos: a empresa fica localizada em uma região que costuma enfrentar problemas naturais, como enchentes ou inundações? Está mais suscetível a ataques cibernéticos? Isso vai influenciar no tipo de backup a ser escolhido que, preferencialmente, deve ser fora do local da empresa.


Conheça agora as melhores soluções de backup


Soluções de software


Uma opção é a compra de software de backup. Consiste na cópia dos dados em determinado local, que pode ser realizado de maneira automática, eliminando as chances de falha humana e possibilitando a concentração de dados em um só lugar, o que facilita a organização e a gestão do negócio.


Backups de hardware


Backup de hardware é aquele em que a cópia das informações é realizada em um disco rígido que pode ser mantido na própria empresa e facilmente acessado. Entretanto, existe a possibilidade de o hardware falhar e os dados serem perdidos, portanto, essa não é uma opção 100% confiável.

Geralmente, as empresas que optam por manter backups de hardware usam também outros sistemas para garantir a segurança das informações sigilosas.


Backup em nuvem


Backup em nuvem é considerado uma das melhores opções.

Por meio desse tipo de backup, é possível ter mais segurança em casos de falhas de sistema ou problemas físicos da empresa e as informações podem ser facilmente acessadas de qualquer lugar com acesso à internet.

Além disso, são utilizadas tecnologias que garantem o sigilo das informações e os arquivos são recuperados muito rapidamente em casos de falhas. Outro detalhe importante é que o backup é realizado de forma automática e fácil de ser utilizado.


Quer saber sobre como podemos te ajudar a encontrar a solução de backup ideal para a sua empresa? Acesse o nosso site e entre em contato conosco.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como adequar seu escritório contábil á LGPD em 2024?

Entre os temas mais relevantes para o mercado corporativo em 2024, a segurança cibernética certamente está em alta. Neste contexto, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) desempenha um papel signific

bottom of page