Melhores práticas de segurança da informação para sua empresa contábil

Você cuida adequadamente da segurança da informação dos seus clientes e do seu negócio? A segurança é um item central e de alto valor para toda e qualquer empresa.

É de grande importância a gestão correta dos dados para qualquer empresa, principalmente as do segmento de contabilidade, por lidar com informações sigilosas de dezenas de cliente, para evitar perda de dados ou até mesmo a invasão de hackers.

Mas qual a melhor forma de garantir essa segurança nas empresas de contabilidade? Primeiro, é importante destacar os aspectos que envolvem a segurança da informação.


No que consiste a segurança da informação?


Garantir a proteção de todos os dados utilizados no dia a dia de um escritório de contabilidade deve ser uma das prioridades das empresas dessa área, como por exemplo:

- Documentos contábeis;

- Informações financeiras;

- Contratos;

- Demonstrações contábeis;

- Históricos de comunicação.

- Informações trabalhistas


Para isso, deve-se levar em consideração quatro itens:


  • Integridade: diz respeito à proteção dos dados, evitando qualquer tipo de modificação ou violação das informações;

  • Confidencialidade: tem relação com o sigilo das informações, portanto, somente pessoas autorizadas podem ter acesso aos dados contábeis, tributários e trabalhistas;

  • Disponibilidade: é a garantia de que a informações estarão disponíveis para as pessoas que precisam acessá-las para realizar o trabalho necessário;

  • Não repúdio: refere-se à responsabilidade que cada usuário que acessa esses dados deve ter, identificando quem realizou cada modificação.


Deixar de atender a um desses itens pode causar graves consequências para a empresa.


Impactos da falta de segurança da informação nas empresas de contabilidade


Conforme já citado, uma possível falha na segurança da informação pode impactar significativamente nas empresas de qualquer segmento, em especial nas de contabilidade.

Adotar ferramentas que facilitem o acesso às informações necessárias de maneira segura, por exemplo, impacta na produtividade.

Por outro lado, qualquer dado ou informação equivocada pode comprometer os demonstrativos gerados e afetar diretamente os resultados. Além disso, todo e qualquer cliente espera que o serviço prestado seja de qualidade e com segurança das informações sigilosas garantidas.

Isso contribui para fortalecer a imagem de confiança em relação ao escritório, um dos aspectos mais considerados no momento de contratar ou não um serviço.

Então, quais as melhores formas de garantir a segurança da informação?


Tecnologia como aliada na segurança da informação


Além da adoção de boas práticas na empresa, alguns recursos tecnológicos podem ajudar a garantir que os dados e informações de uma empresa de contabilidade estejam seguros. Dois deles são a nuvem e a assinatura digital.

O primeiro possibilita o armazenamento dos documentos de forma segura, enquanto o segundo se utiliza da criptografia para garantir a autenticidade e segurança dos documentos contábeis.

Pode-se destacar ainda o backup e o controle no acesso de dados. A primeira ferramenta garante que sejam realizadas cópias de segurança de todas as informações e são de grande valia, em casos de pane no servidor, possibilitando que nenhum dado seja perdido.

Já o controle de acesso de dados, pode ser garantido pela autenticação que segue o padrão AAA (Authentication Authorization, and Accouting), por ser feita em três camadas e determinar a identificação do usuário, bem como medir suas ações.


Para saber mais sobre a segurança da informação nos escritórios de contabilidade, entre em contato conosco.

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