top of page
  • joaotrinca8

Transformação Digital: entenda a importância para a sua empresa

Transformação digital é real, não importa o quanto se possa ter aversão ou dificuldades com a tecnologia.

Investir em tecnologia já não é mais uma opção, é o básico. O que faz a diferença atualmente é como utilizar os dispositivos tecnológicos a favor dos negócios e como tirar o máximo proveito deles.

Entenda o que é transformação digital e a importância deste conceito para as organizações:


O que é transformação digital?


Conceito de transformação digital se refere às profundas transformações que a tecnologia trouxe para todos os âmbitos da vida. E o mercado, obviamente, não passou ileso por tal mudança.

Portanto, quando se fala em transformação digital, se menciona algo vigente, não um acontecimento futuro. As mudanças estão acontecendo de forma perceptível. Não se adequar a elas pode custar caro para qualquer organização.

Antes de tudo, é importante ressaltar que o conceito de transformação digital é algo que pressupõe uma mudança significativa de paradigma em uma organização.

Utilizar aparatos tecnológicos de qualidade, por si, não configura uma transformação digital. Para que a transformação digital seja uma realidade nas empresas, é preciso que esteja inserida na cultura organizacional e seja utilizada de forma estratégica.


Importância da transformação digital para as empresas


São muitos os fatores que tornam a transformação digital indispensáveis para as organizações. Como, por exemplo, maior segurança dos dados.

Armazenamento em nuvem possibilita maior segurança e otimiza o trabalho realizado, uma vez que as informações quando condensadas em um local de fácil manuseio tornam o trabalho mais fluido.


E sem falar que a transformação digital influencia diretamente na produtividade, uma vez que automatiza determinadas tarefas burocráticas e repetitivas. Desta forma, é possível focar mais na essência do serviço.


Além disso, as margens de erro diminuem drasticamente com o auxílio da tecnologia. E, o investimento em tecnologia permite um melhor termômetro dos negócios.

Isso ocorre porque é possível gerar relatórios constantes e, consequentemente, uma visão mais holística dos negócios. Assim, é possível traçar diretrizes mais assertivas para as futuras tomadas de decisões.


A transformação digital também possibilita uma melhor experiência ao cliente. Levando em conta que o público consumidor está cada vez mais exigente, a experiência ao cliente hoje se caracteriza como um dos principais diferenciais competitivos de uma organização.

A tecnologia fornece mais facilidade na hora de adquirir um produto, tirar uma dúvida ou no próprio atendimento.


Ferramentas tecnológicas tornaram o que já era dinâmico em algo ainda mais ágil, o que faz com que o consumidor não tenha mais paciência com excesso de burocracia. Por esses motivos que a transformação digital é vital para prospectar e fidelizar clientes.


Não há como sobreviver no mundo corporativo contemporâneo sem seguir as tendências do mercado. Hoje, a tecnologia se configura como uma aliada estratégica e uma força vital para impulsionar os negócios.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como adequar seu escritório contábil á LGPD em 2024?

Entre os temas mais relevantes para o mercado corporativo em 2024, a segurança cibernética certamente está em alta. Neste contexto, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) desempenha um papel signific

bottom of page